Papel feito em Taiwan pode ser reutilizado até 260 vezes

TAIPÉ, 8 de agosto (Reuters Life!) – O “i2R e-Paper” é um tipo de papel, mas não papel como nós o conhecemos –não ainda, afirmaram os responsáveis por seu desenvolvimento, de Taiwan.

O produto usa uma impressora térmica, do mesmo tipo empregado em máquinas de fax. Quando a mensagem não é mais necessária, o papel pode ser apagado com um botão –pronto para ser usado novamente até 260 vezes.

Pesquisadores do Instituto de Pesquisa Tecnológica Industrial, onde o papel foi desenvolvido, dizem que ele é o substituto ideal para letreiros de papel e cartazes que são produzidos aos milhares ao redor do mundo.

“Acho que a maior inovação é que aparelhos com painéis tradicionais normalmente precisam de eletricidade para mostrar letras, mas nossa tecnologia torna isso mais parecido com o uso de papel normal”, disse John Chen, vice-presidente do Instituto e diretor-geral do Centro de Tecnologia de Painéis.

“Em primeiro lugar, ele não requer eletrodos padronizados –é muito leve, macio e pode-se escrever novamente nele. Dessa perspectiva, ele é um papel eletrônico autêntico”.

O que diferencia o “i2R e-paper” é o seu revestimento –um filme plástico coberto com um tipo de cristal líquido cuja estrutura é similar à de moléculas de colesterol.

O composto não requer uma luz traseira para a impressão e pode produzir diferentes cores.

Quando conectado a uma fonte de eletricidade, o que está impresso pode ser apagado. Também há uma impressora modificada que apaga o papel ao fazê-lo rolar para trás.

Um pedaço do papel do tamanho de uma folha A4, que já está sendo produzido, custa cerca de 60 dólares taiuaneses, aproximadamente 2 dólares. Os envolvidos no projeto esperam que ele esteja disponível para consumidores dentro de dois anos.

Fonte Reuters – Noticia Original

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.