O real valor do seu trabalho

Hoje estava refletindo e tentando descobrir uma maneira de calcular o real valor do meu trabalho, quanto vale uma hora do meu trabalho ? Minha primeira idéia foi calcular aproximadamente quanto tempo eu estaria disposto a trabalhar, digamos que eu trabalhasse conforme o tempo de aposentadoria pelo INSS, 35 anos, então calculei quanto seria um bom salário, algo em torno de R$3.000 parece um valor legal, então o valor de cada hora trabalhada é algo em torno de R$ 18,75. Ai surgiu a curiosidade de saber qual era o montante que seria acumulado nesse período, logo 35 x 13 x 3.000 = 1.365.000,00; esse valor provavelmente ia ser bem menor, pois eu teria gastos com roupas, comida, moradia etc., digamos então que eu consiga juntar nesse período um milhão de reais com muito esforço, o que vale um milhão de reais: 1 Ferrari Stradale. Ai que vem a reflexão, uma parte da minha vida vale uma Ferrari? Digo a vida pois quando você se dedica à um trabalho tem o compromisso de vender 8 horas por dia da sua vida a uma empresa, o tempo não é seu, o seu tempo passa a ser da empresa. Então cheguei a conclusão de que o salário não é o importante para determinar a escolha de um trabalho, afinal uma vida não vale uma ou duas ou 50 Ferraris, cheguei a conclusão de que vender horas da minha vida é errado, o melhor trabalho é aquele no qual as horas trabalhadas são somadas à minha vida, e não subtraídas por vende-las a uma determinada empresa, deve-se amar aquilo que faz, fazer por prazer, o salário acaba tornando-se um mero detalhe, pois de nada adianta perder 35 anos da vida para ter 1 Ferrari, é muito mais prazeroso ter 35 anos de boas histórias para contar.

2 comentários em “O real valor do seu trabalho

  • Sabios pensamentos. Hoje em dia trabalho sozinho, tenho somente o trabalho como companheiro. Mas antes trabalhei em uma emprese grande, onde eu fazia as mesmas coisas que faço hoje, mas la eu tinha varios colegas, zuavamos muito, o dia era muito mais agradavel, feliz, ja ia para o serviço sabendo que juntamente ia rir bastante, contar historias, era muito bom. O serviço de hoje, o qual faço sozinho, ganho 3x mais, mas trocaria isso, sem sombra de duvidas, pelos velhos tempos ! ; )

  • Jean, concordo contigo, na vida o importante é ser feliz e para isto precisamos fazer aquilo que gostamos. Trabalhar em algo que nos realize e nos motive a continuarmos em frente. É preciso viver o dia de hoje e ser feliz hoje, mesmo que neste dia você tenha trabalhado 08:00 horas ou mais….
    João Peixoto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.