Fala galera, esse post é pra contar a aventura que fiz agora no final de 2014 inicio de 2015, realizei minha segunda viagem pela America do sul e desta vez com a nossa amada ST3 675. Na outra oportunidade tinha ido até Bariloche na Argentina com uma Fazer 250.
Foram 22 dias de viagem partindo de Curitiba, passando pelo Uruguai, Argentina e Chile, abaixo coloco as informações da viagem e algumas fotos. Para aqueles que como eu amam as nakeds mas tem medo de viajar, saibam que não é impossível, não são só as trails que podem ir até a “Tierra del Fuego” , com força de vontade também chegamos lá .
Roteiro:
Curitiba – BR | Caxias do Sul – BR |
Caxias do Sul – BR | Chui – BR |
Chui – BR | Montevideo/Colonia Sacramento – URY |
Montevideo/Colonia Sacramento | Buenos Aires |
Buenos Aires – AR | Rio Cuarto – AR |
Rio Cuarto – AR | Mendoza – AR |
Mendoza – AR | Santiago – CHL |
Santiago – CHL | Los Angeles – CHL |
Los Angeles – CHL | Bariloche – AR |
Bariloche – AR | Neuquen – AR |
Neuquen – AR | Bariloche – AR |
Bariloche – AR | Esquel – AR |
Esquel – AR | Comodoro Rivadavia – AR |
Comodoro Rivadavia – AR | Rio Gallegos – AR |
Rio Gallegos – AR | Ushuaia – AR |
Ushuaia | Ushuaia |
Ushuaia – AR | Rio Gallegos – AR |
Rio Gallegos – AR | Comodoro Rivadavia – AR |
Comodoro Rivadavia – AR | Santa Rosa – AR |
Santa Rosa – AR | Nogoya – AR |
Nogoya – AR | Ijui – BR |
Ijui – BR | Curitiba – BR |
Resumo
Foram 22 dias de viagem.
Quase 14.000km rodados.
Média de 875 Litros de Gasolina gastos.
Alguns pontos consegui manter média de 20km/l andando a 110-120km/h – Ja em outros pontos fazia 10/13km/l aproveitando o vento a favor e colocando 160-180km/h
Vacilei com o pneu pois na cidade que eu pretendia trocar não havia a medida disponível para vender, no final das contas precisei rodar com o pneu 400km só no aro e ainda com um remendo(macarrão) até chegar em outra cidade onde consegui trocar o pneu pelo preço absurdo de 1700 dilmas, mas na falta de outra opção o jeito foi pagar.
Óleo e filtro também acabei trocando por obrigação e tendo que pagar quase 900 dilmas por uma micro revisão.
Fora pneu, óleo e filtro que são trocas normais a moto não apresentou nenhum outro problema, andou muito bem em asfalto bom, asfalto ruim, rípio, tudo sem problemas. Vou acabar ficando sem 1 ano de garantia que ainda me restavam pois não consegui fazer a revisão no Chile que eram meus planos, então acabou passando a kilometragem necessária.
Intercomunicador faz toda a diferença nas viagens.
Aqueles kits de reparo para pneu com macarrão e uma colinha realmente funcionam, agora aquelas capsulas de CO2 talvez sirvam pra encher pneu de bicicleta pq da moto usei 3 e não aumentou nem 4PSI na pressão, ainda bem que levei também um compressor 12V que salvou minha pele
Outro item que ajudou também na questão do pneu foi um sensor de pressão que comprei, ele é instalado no bico onde enche o pneu e acompanha um aparelho onde é possível acompanhar a pressão e temperatura em tempo real, você consegue definir alarmes, realmente vale a pena.
GPS Garmin Zumo fez o trabalho de me guiar sem problemas, muito útil pra saber distancia para próximos postos, auxiliar a sair e achar lugares em cidades grandes, melhor de tudo que é a prova d’água e consegue ser lido mesmo com sol forte contra sua tela.
Galão de gasolina extra é indispensável, como a autonomia da ST3 não é muito alta comprei assim que cheguei no Chile um galão de 10L, precisei usar em 5 ou 6 ocasiões senão era ficar na rua.
Levei muitas ferramentas mas acabei usando poucas, mas vale sempre a pena ter tudo a mão caso aconteça um imprevisto.
Uma ótima dica para buscar os hotéis é usar o aplicativo Booking, ele te permite buscar muitas opções de hotéis e valores bem baixos, aproveite pra ganhar R$50,00 na sua reserva acessando o link https://www.booking.com/s/11_6/jeancr84
find /home/jean/Imagens -type f -exec vlc –one-instance –playlist-enqueue –playlist-autostart –no-video-title –fullscreen -Z ‘{}’ +