GZip e Compressão de Imagens

Mais um post sobre como tornar seus sites mais rápidos, melhorando assim a experiência de seus clientes. Uma das principais práticas que deve ser considerada é a compressão dos arquivos do seu site no momento da transmissão para o cliente, no padrão HTTP/1.1, clientes web sinalizam que possuem suporte para receber arquivos comprimidos através do header “Accept-Encoding” na requisição HTTP.
Accept-Encoding: gzip, deflate

A importância de habilitar a compressão é que o tráfego de dados pode ser diminuindo em aproximadamente 60% em alguns casos, esta pequena alteração torna o carregamento de seu site muito mais rápido. Para habilitar a compressão com GZip nos principais web servers verificar os links que seguem:TomcatJettyApache,IIS.

Outro ponto importante é o tratamento das imagens utilizadas nos sites, devemos sempre utilizar algum tipo de compressão antes de fazer o upload para nossas páginas na web. Uma imagen de 1MB pode facilmente ser comprimida para ~400kb sem perder muita qualidade, isto representa um ganho de 60% no tempo de transmissão. Uma ferramenta excelente para realizar a compressão de imagens é o Yahoo! Smush.it , com ela podemos tratar as imagens antes do upload, este detalhe pode fazer bastante diferença em sites com muitas imagens, quanto menor o tamanho da imagem mais rápido seu site vai ser carregado no browser do cliente.

Até a proxima []s

Artigos Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *